O "bolster" é um dos nomes dados a região de maior espessura situado na transição entre a lâmina e o cabo - "um enchimento". As facas que não apresentam uma pronunciada variação de espessura lâmina-cabo, esta região recebe a denominação de "ricasso" - termo italiano emprestado das espadas. A grande maioria das facas possuem uma lâmina simples e cabo, nestas não cabe o uso dos vocábulos "bolster" ou "ricasso". O "heel" é a porção do gume cortante mais próxima ao cabo, também é denominada de calcanhar e geralmente utilizada nos cortes que exigem uma maior força.
Em muitas situações o "bolster" indica que a lâmina foi forjada, contudo ele também pode ser soldado ou rebitado. O "bolster" cria um diferencial na lâmina, confere um aspecto robusto e, quando bem trabalhado, a silueta acrescenta um toque refinado. Nas facas forjadas a partir de barras maiores, geralmente artesanais, a largura do "bolster" pode dar indícios da espessura original do material utilizado. E, com um pouco mais de técnica, pode-se criar uma saliência ("um bolster") a partir de diferentes dimensões.
Nas cozinhas as facas são utilizadas por horas "a fio" :), portanto quanto mais leves melhores! Assim, muitos fabricantes diminuiram os "bolsters" e a expressão "half bolster" passou a ser frequente. Em algumas regiões do país as facas possuem o "botão" e em outras a "virola" (ou birola em desuso), mas estes elementos embora estejam na transição lâmina cabo, são peças avulsas sobrepostas. As facas "half bolster" apresentam o "enchimento" somente nas proximidades do cabo. Ao se segurar a faca pela lâmina ("blade grip") o "bolster" pode auxiliar no apoio dos dedos, bem como, prevenir um toque acidental no "heel". Entretanto, o "bolster" dificulta as afiações e alguns tipos de cortes com o "heel".
Nas facas com "bolster", uma solução para facilitar as afiações e permitir uma melhor utilização do "heel", é fazer um pequeno rasgo de alívio entre o "bolster" e o "heel" ;)
Obs: para evitar acidentes nas facas sem guarda ou "half bolster" geralmente se arredonda alguns milímetros do fio na ponta do "hell".
Ilha de Santa Catarina - Florianópolis - SC